Rita Hayworth - Semana Especial: DIVAS!

segunda-feira, novembro 22, 2010

Ela encantou o mundo com sua beleza, carisma e sua dança. A homenageada pelo blog nessa Semana Especial: DIVAS! leva o nome de Rita Hayworth

Um pouco de história


Margarita Carmem Cansino era descendente de espanhóis. Nasceu em 1918, em Nova York. Aos 12 anos, estreou como dançarina em um night club e ao longo de sua adolescência, apresentou-se com seu pai em diversos bares e cassinos entre a fronteira do México com os Estados Unidos.

Iniciou sua carreira de atriz realizando pequenos pequenos papéis e foi com Only angels have wings (Paraíso Infernal), de 1939, que o seu sucesso começou. Já usando o sobrenome materno Hayworth, Rita atuou em Music in my heart (Melodias do meu coração), Bood and Sand (Sangue e areia) e musicais como You'll never get rich (Ao compasso do Amor) e Cover Girls (Modelos) - este com o dançarino Gene Kelly.

Sua imagem de femme fatale consolidou-se no filme Gilda de 1946 e a frase promocional "nunca houve mulher como Gilda" marcou gerações e a vida da atriz. Outros filmes que estão na sua lista: Down to Earth (Quando os deuses amam), The lady from Shangai (A dama de Shangai), Pal Joey (Meus dois caminhos) - sucesso com frank Sinatra e o faroeste The Wrath of God (A ira divina).


Curiosidade: A primeira atriz a se tornar princesa foi Rita (com o seu matrimônio , em 1949, com o príncipe Ali Khan, que foi embaixador do Paquistão) e não Grace Kelly como muitos pensam. Desse conto de fadas nasceu sua filha Yasmim, que anos mais tarde compraria um par de sapatos feitos com os brincos de diamantes, rubis e safiras que pertenceram à sua mãe e que valem aproximadamente US$ 3.000.000,00.

Referência na moda

Rita foi a primeira a usar tomara que caia quando o figurinista Jean Louis produziu modelo para o filme Gilda (1946) - que é uma variação dos corseletes do século XV. E até hoje esse modelo é um dos preferidos do público feminino por valorizar sua silhueta e sustentar a postura.

Pin- up de primeira linha, seu estilo era sexy sem ser vulgar. Um muito valorizado atualmente, um visual de inocência porém muito provocativo!

No dia a dia também usava plissados, fluidos, tecidos leves e peças confortáveis. Vestido do tipo envelope, camisa de manga longa, salopetes, tranparências e bordados também faziam parte do seu armário.


(clique na imagem para ampliar)

Rita é sem sombra de dúvidas uma diva. Excelente artista, moderna para seu tempo e muito carismática. Ousadia a define e a lança para um grau de admiração ímpar.

"Nunca houve mulher como Gilda.".
Eu acrescento: Nem como Rita Hayworth
.

Beijocas da Agathinha!


Saiba mais sobre:

- Audrey Hepburn

- Grace Kelly

- Marilyn Monroe

Você também pode gostar desses!

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images